Conhecimento e métodos de pesquisa
CACIANO SCHRODER
GELSO MAIA
CONHECIMENTO E MÉTODOS DE PESQUISA
Novo Hamburgo
2012
CACIANO SCHRODER
GELSO MAIA
CONHECIMENTO E MÉTODOS DE PESQUISA
Universidade Feevale
Instituto de Ciências
Administração
Metodologia Científica
Prof. Benicio Backes
Novo Hamburgo
Abril 2012 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 CONHECIMENTO 4
1.1 PROCESSO 4
1.2 POSSIBILIDADES 4
1.3 FONTES 5
1.4 TIPOS 6
1.5 IMPORTÂNCIA 7
2 MÉTODOS 8
2.1 MÉTODOS DE ABORDAGEM 8
2.1.1 Método Dedutivo 8
2.1.2 Método indutivo 9
2.2 MÉTODO DE PROCEDIMENTOS 9
2.2.1 Método Comparativo 10
2.2.2 Método Experimental 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O seguinte estudo abordará o conhecimento através de uma breve apresentação, onde a razão principal é o ser em busca do conhecimento através de vários aspectos, desde a origem, as possibilidades, seus diferentes conceitos e métodos de pesquisa. Com isto pretende-se exprimir a importância deste assunto a todos os seres racionais, para melhor compreensão do nosso ser e do meio em que vivemos.
1 CONHECIMENTO
Os seres vivos desenvolvem suas potencialidades segundo suas necessidades, em comum a isto o homem tem a condição do pensamento, o que o diferencia das demais formas de vida, e que o possibilita a compreensão da realidade em que vive através do conhecimento.
1.1 PROCESSO
Para o conhecimento existir, precisamos relacionar dois elementos básicos: um sujeito e um objeto. O sujeito é o ser em busca do conhecimento, e o objeto é a realidade, os fatos, os números, os fenômenos da natureza. Segundo Santos: “A realidade só se torna objeto do conhecimento perante um sujeito que quer conhecê-la” (SANTOS, 2001, p.31).
1.2 POSSIBILIDADES
A condição de o sujeito aprender o objeto nos remete a duas possibilidades opostas do conhecimento. O ceticismo, que nos leva a