Conhecimento e metodo
Desenvolvimento econômico era baseado em: Políticas de importação, políticas de exportação, produção de prata e contribuições compulsórias pagas. Político: Composto pelas leis da cidade e as decisões relativas ao poder judiciário.
Nesse período ocorreu o Apogeu econômico e político; grandes conturbações e crises constantes; guerras entre as cidades gregas; enfraquecimento da polis. Tudo isso transformou Atenas na cidade grega mais importante desse período.
Os Sofistas surgem no contexto de crescente participação política na vida da polis, a filosofia torna-se um instrumento de educação nas mãos de um grupo de “sábios”. Alguns deles: Protágoras de Abdera (480 a.C aproximadamente), Gógias de Leôncio (483 – 375 a.C.), Crítias de Atenas ( 455 – 403 a.C.), Hípias de Ellis (morto em 343 a.C.), Antifonte.Os sofistas não constituíram escolas, suas personalidades e doutrinas eram muito diferente.
Sócrates: Opositor em relação aos Sofistas. Sócrates acreditava em valores e virtudes permanentes que precisavam ser conhecidos para sua utilização em defesa do bem de todos e não de alguns. Não deixa suas ideias escritas, buscava o conhecimentos dos homens e da sociedade, já que considerava o conhecimento verdadeiro eram o de universais, coisas permanentes e não mutáveis. O método Socrático era firmado através das perguntas (dialogo), conhecido por elaborar a refutação (reconhecimento da própria ignorância) e a maiêutica (Descoberta de conhecimentos preexistentes na alma).
Platão: Segundo ele, alma e corpo são coisas diferentes. Resolve o problema histórico da divergência entre o devir de Heráclito e a imutabilidade do ser de Parmênides, ao postular a existência de um mundo inteligível, de coisas imutáveis, e do mundo sensível, submetido à mudança. A ideia do bem é para toda a causa de quanto há de justo e belo. Bem, composto pelo mundo inteligível (ciência, ideias, dialética, objetos matemáticos e conhecimentos matemáticos) e o