Método e construção do Conhecimento
12.1. Método e construção do Conhecimento(slide 2)
Método, em geral, é um conjunto de processos de que utilizamos para atingir um fim. Método é o caminho correto para se chegar a verdade e amenizar o trabalho dos estudiosos posteriores em descobrir o melhor caminho para se chegar a verdade.
Método também é um dos meios para se evitar cair no erro moral, qual seja, evitar a fadiga no estudo de caso.
Os métodos são diversos segundo os objetos aos quais se aplicam, e assim, ficam subordinados a leis gerais e invariáveis que constituem o “método geral”.
12.1.1. As regras de Descartes (slide 3)
Descartes enunciou as condições gerais indispensáveis para todo trabalho científico, e as formulou em quatro regras:
1. Regra da evidência racional: nada receber como verdadeiro se não for reconhecido de modo evidente como tal.
2. Regra da Análise: dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem necessárias para que se possa melhor resolve-las
3. Regra da Síntese: conduzir ordenadamente os pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para se elevar gradualmente até o conhecimento dos objetos mais complexos.
4. A Condição comum e a garantia da análise e da síntese: Fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais, de modo que haja a certeza de nada estar omitido.
Assim temos que a Análise e a Síntese são dois processos fundamentais do método geral, pois as numerosas particularidades dos métodos das diversas ciências são apenas diversas formas de análises e de síntese, adaptando-se à natureza de cada respectivo objeto.
12.1.1.1. Análise e Síntese (slide 4)
1. A análise não é mera divisão, nem a síntese é mera agregação.
Na análise temos um processo que consiste em ir do composto ao simples, do mais complexo ao menos complexo, ou seja, é um exame detalhado de cada seção que compõe um todo, buscando compreender tudo aquilo que o caracteriza.
Na síntese