conhecimento e ciência
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CONHECIMENTO E CIÊNCIA
MONTES CLAROS 2014
FORMAS DE CONHECIMENTO
A muito tempo o mundo tem se preocupado com questões como conhecimento e ciência, a filosofia- que significa amor a sabedoria, desejo de conhecer e saber- foi a ciência que procurou explicar o conhecimento. Visto que a realidade é bastante complexa o homem teve que aceitar diversos tipos de conhecimento entre eles a teologia, a filosofia e a ciência assim como o senso comum para entende la, pois cada um, a sua maneira desvendam os segredos do mundo, explicando ou atribuindo um sentido.
Para dar embasamento ao nosso assunto contaremos com a colaboração de autores como: CHAUI, Marilena; CUNHA, José Auri; PARRA FILHO, Domingos e MARCONI, Mariana de Andrade & Lakatos, Eva Maria.
A teoria do conhecimento foi iniciada por Jhon Locke, em seu livro o Ensaio sobre o entendimento humano, ele escreve:
Visto que o entendimento situa o homem acima dos outros seres sensíveis e dá-lhes toda vantagem e todo domínio que tem sobre eles, seu estudo consiste certamente num tópico que, por sua nobreza, é merecedora do nosso trabalho de investiga-lo. O entendimento, como o olho, que nos faz ver e perceber todas as outras coisa, não se observa a se mesmo: requer arte e esforço situá-lo a distância e faze-lo seu próprio objeto. (Locke, apud, Chaui, 2008)
Mas afinal o que é conhecimento? conhecimento é o saber adquirido através da experiência, de estudo, de observação. Não vem do nada. Segundo CUNHA, Auri José(1992.p.68):
Uma interpretação em que se acredita, e que