Ciência e conhecimento
1.1 CONCEITO Ciência é uma palavra que se originou do termo grego "espitéme" cujo significado é conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência o conceito criado por Ander-Egg: “todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios racionais obtidos metodicamente, sistematizados, verificáveis, que fazem referencia a objetos de uma mesma natureza”. 1.2 CLASSIFICAÇÕES DAS CIÊNCIAS A primeira classificação sistemática das ciências de que temos notícias foi a de Aristóteles, desde então inúmeras classificações surgiram. As mais difundidas são as elaboradas pelos filósofos franceses e alemães do século XIX, baseadas em três preceitos: tipo de objeto estudado, tipo de método empregado e tipo de resultado obtido. Sendo elas:
• Ciências matemáticas;
• Ciências naturais;
• Ciências humanas ou sociais;
• Ciências aplicadas. Atualmente utiliza-se a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Área das Ciências Exatas e da Terra; Área das Ciências Biológicas e da Saúde; Área das Ciências Humanas.
1.3 PARADIGMAS DA CIÊNCIA Segundo Thomas Kuhn “paradigmas são um conjunto de procedimentos, expectativas e compromissos com determinada teoria, bem como fonte de métodos, áreas problemáticas e padrões de solução aceitos por qualquer comunidade científica amadurecida e em qualquer época que considerarmos”. A ciência, no decorrer da história, foi efetivada com base em dois maiores paradigmas: o Positivismo e o Materialismo Dialético. E com base nestes, atualmente convive-se com outros dois: o da racionalidade técnico-científica e o emergente.
• Positivismo: Defendido por Comte (1798-1857), afirmava ser possível possuir uma visão de mundo cientifica e uma sociedade organizada mediante leis cientifica;
• Materialismo Dialético: Concepção filosófica que prega que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os