ciencia e conhecimento
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ciência e conhecimento científico
Os autores narram como diferenciar o conhecimento científico dos demais conhecimentos, e para isso dão exemplos de uma situação (no caso, o cultivo e preparação do solo), que passa por diversos períodos históricos até os dias atuais. Com técnicas (métodos) diferentes, mas que iriam resultar nos objetivos esperados. Nesse exemplo destaca-se dois tipos de conhecimento: popular e científico.
O conhecimento popular e científico é diferenciado pela “forma”, modo ou método e os instrumentos do “conhecer”. Devido a isso, se destacam dois aspectos: a ciência não é o único caminho para o conhecimento e verdade, e, a forma de observação de um mesmo objeto ou fenômeno é igual.
Bunge (1976), fala que a diferença entre o conhecimento popular e científico está principalmente no método, porém os dois almejam ser racionais e objetivos: “são críticos e aspiram à coerência (racionalidade) e procuram adaptar-se aos fatos em vez de permitir-se especulações sem controle (objetividade)”. O científico por intermédio de teorias, e o popular por acumulação de partes informativas frouxamente vinculadas.
O conhecimento científico diferencia-se do popular e também dos demais tipos de conhecimentos. Assim, segundo Trujillo (1974), são caracterizados os quatro tipos:
1) Conhecimento popular: baseado em estado de ânimo e emoção da vida cotidiana; é “organizado” em experiências particulares, e sua “verdade” se conforma com a aparência e no que ouviu a respeito do objeto. Estabelece uma relação entre o sujeito cognocente e o objeto conhecido. Sendo assim: valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato.
2) Conhecimento filosófico: baseado em suposições que se refere acerca de uma determinada hipótese, sem submetê-las à experimentação. Tendo as ideias como objeto de análise (método racional no qual prevalece o processo dedutivo – Ruiz, 1979). Sendo assim: valorativo, racional,