Ciência e conhecimento
Você acha que a ciência resolve todos os nossos problemas? Freud, o pai da psicanálise, por exemplo, dizia que “a ciência não é uma ilusão. Ilusão seria acreditar que pudéssemos encontrar em outra fonte o que ela nos proporciona”. No entanto, para um dos maiores escritores de todos os tempos, o russo Leon Tolstoi, “a ciência não tem sentido porque não responde à nossa pergunta, a única pergunta importante para nós: o que devemos fazer e como devemos viver”. Com qual dos dois a equipe concorda? Justificar, com argumentos claros, a escolha.
RESPOSTA
Acreditamos que a ciência desempenha um papel de grande importância a nós, seres humanos, devido aos conhecimentos que ela nos traz, mas sozinha não consegue abarcar nem a metade dos problemas da humanidade. Quando Freud diz “A ciência não é uma ilusão. Ilusão seria acreditar que pudéssemos encontrar em outra fonte o que ela nos proporciona” ele argumenta que o papel da ciência é demonstrar o mundo como ele é ao homem e que não haveria mais necessidade de interpretar a vida humana através de abstrações vazias – as religiões. Ou seja, ele não acreditava na religião como a verdadeira explicação da existência do homem, mas sim a ciência. No entanto o russo Leon Tolstoi ao dizer “A ciência não tem sentido porque não responde à nossa pergunta, a única pergunta importante para nós: o que devemos fazer e como devemos viver” é cético quanto ao pensamento de Freud, pois se refere à ciência como imperfeita, por não conseguir responder a tudo, sendo assim a citação mais convincente entre os dois, pois coloca em dúvida o pensamento de Freud sobre o que é a verdadeira ilusão. Como já dizia Shakespeare "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que possa imaginar a nossa vã filosofia".
2. CONHECIMENTO POPULAR
O conhecimento popular, também chamado de ordinário, comum ou empírico, é elaborado a partir da vivência das pessoas e, portanto, surge de forma espontânea e instintiva. Esse tipo