Conhecimento, Saber e Suas Diferenças
Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Inclui também as descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
Mas também é dividido em uma série de categoria: conhecimento sensorial, que é o conhecimento comum entre os seres humanos e animais; conhecimento intelectual que é o raciocínio, o pensamento do ser humano; conhecimento popular que é a forma de conhecimento de uma determinada cultura; conhecimento científico que são analises baseadas em provas; conhecimento filosófico que esta ligado à construção de ideias e conceitos e o conhecimento teológico que é o conhecimento adquirido a partir da fé.
Conhecimento nada mais é o resultado da busca individual.
Saber é a capacidade de interagir com seu redor sabiamente distinguindo tudo que pode ser bom ou mal. Ficar ou permanecer informado; alcançar alguma coisa; possuir capacidade; expressar habilidades; possuir conhecimentos determinados.
Contudo Saber é o resultado da busca coletiva.
Suas diferenças são a posse do conhecimento é involuntária, a posse do saber depende de processos formais de ensino, os interesses de determinadas classes sociais em um momento histórico que irão segmentar o conjunto de conhecimentos que deverá ser transformados em saber, e, contudo nem todo conhecimento se transforma em saber. Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair a ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento). A sabedoria consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada e profícua e útil.
Um ajuda a ganhar a vida; o outro a constrói.
Na era virtual tem como objetivo mostrar que o