A educação como tema da sociologia
INTRODUÇÃO
A sociologia: tem como objeto de estudo a sociedade, ou seja, as relações sócias mantidas pelos homens na sua vida em grupo.
Dessa forma, a educação é objeto de estudo da sociologia, pois essa é fruto das condições sociais vividas pelos homens.
Portanto, ninguém escapa da EDUCAÇÃO.
O QUE TORNA POSSÍVEL A EDUCAÇÃO
A socialização e a interação social: é através desse processo educativo que os homens são integrados a sociedade e influenciam o comportamento dos demais integrantes, bem como é também influenciado pelo comportamento dos demais membros da sociedade.
Esse processo de socialização é continuo na vida dos membros da sociedade, e passam a fazer parte do conjunto de experiências sociais vivida pelo indivíduo.
As instituições sociais: forma pela qual os homens organizam a sua vida em sociedade, ou seja, são formas de ação ou de vivência a que recorremos para satisfazer as nossas necessidades.
Por conta dessa recorrência as instituições, essas acabam por apresentar u caráter de permanecia, ou seja, apresentam uma aparência estática.
No entanto, quando olhamos para a história percebemos que essas instituições sofrem alterações ao longo do tempo, por exemplo, a instituição familiar.
A Linguagem: é uma instituição social, que embora seja de fundamental importância para a vida social, que não recebe a devida atenção.
Ao definirmos a instituição social como sendo uma força que age sobre os comportamentos sociais, percebemos que todas elas estão submetidas ou dependem dos padrões linguísticos da sociedade.
É através da linguagem que atribuímos significados as nossas relações sócias.
A linguagem oral e escrita sofrem continuas transformações ao longo do tempo, onde determinadas expressões são incorporadas e outras colocadas em desuso.
As instituições sociais por serem criações sócio-histórica dos homens, a sua manutenção ou alteração vai depender das relações sociais vigentes.
Dessa forma, a