Conhecimento filosofico
Neste trabalho iremos abordar temas que refletem um significado importante no meio social, tais como, o que vem a ser o conhecimento filósofico, características do conhecimento filósofico, forma de apreensão do real, limitação do conhecimento filósofico e alguns filósofos.
2 O QUE É AFINAL O CONHECIMENTO FILÓSOFICO ?
Durante séculos, indivíduos vêm ser perguntando por que de trabalhar, o porquê de estudar, o porquê de existir, alguns até falam “pra que estudar, se o destino é morrer” expressão essa que vem causando o caos na sociedade, e havendo acontecimentos inesperados entre pais e filhos, chacinas acontecendo, e tudo isso para quê, deve existir um resposta tanto religiosa como científica.
O conhecimento filosófico existe exatamente para buscar respostas para as perguntas do cotidiano, tendo como o indivíduo seu ponto de estudo e o seu meio. Um conhecimento totalmente racional baseado nas estruturações do real e sua forma de apreensão.
É o conhecimento que se baseia no filosofar, é a tentativa de decifrar certa indagação. Exige um método experimental (cientifico). O Conhecimento filosófico representa um grau a mais em abstração e em generalidade. O espírito humano não se satisfaz, em um plano de existência, com as explicações parciais dadas pelas diversas ciências isoladas. Os fenômenos científicos não se dispõem em compartimentos incomunicáveis, estranhos entre si, e, por isso, o homem quer descobrir a harmonia, a concatenação lógica, os nexos de adaptação e de complementação que governam toda a trama do real. Visando a estabelecer princípios e conclusões, ele toma por base de análise a universalidade dos fatos e dos fenômenos e com fundamental importância, a própria vida humana. Esse objetivo é alcançado através do saber filosófico. A filosofia tem valor especial, principalmente por sua grandeza de objetivos e de liberdade proveniente da visão rigorosa resultante de sua essência. A importância do saber ou do ensino de filosofia para a