Prática de líquido penetrante
Relatório da prática de Ensaios com Líquido Penetrante e Partículas Magnéticas.
Nome: Bruno Souza Ulhoa
Ouro Preto, Junho de 2011
INDICE
1. Ensaio com Líquidos Penetrantes.
1.1. Aplicações.
1.2. Vantagens.
1.3. Desvantagens.
2. 1. Ensaio com Partículas Magnéticas.
2.1. Princípio.
2.2. Aplicações e Desenvolvimento.
2.3. Técnicas de Ensaio.
2.4. Limitações.
3. Desenvolvimento das práticas.
3.1. Prática de Líquido Penetrante sobre viscosidade de um líquido.
3.2. Prática sobre Líquido Penetrante em uma peça.
3.3. Prática de Partículas Magnéticas.
4. Conclusão.
1. ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE
O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para a detecção de descontinuidades na superfície de diferentes matérias não porosos, tais como: Metais Ferrosos e Não-Ferrosos, Ligas Metálicas, Cerâmicas, Vidros, alguns tipos de Plásticos ou materiais organo-sintéticos. Líquidos Penetrantes também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.
Este método está baseado no fenômeno da capilaridade que é o poder de penetração de um líquido em locais extremamente pequenos devido a suas características físico-químicas como a tensão superficial. O poder de penetração é uma característica bastante importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é enormemente dependente do mesmo.
Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria, trincas de tensão provocadas por processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação tais como trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material ou ainda trincas provocadas pela fadiga do material ou corrosão sob tensão, podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.
O processo de ensaio se caracteriza pela utilização