2015 05 10 Trabalho Ensaios liquido penetrante
ENGENHARIA MECÂMICA 7º PERIODO
ENSAIO POR LIQUIDO PENETRANTE
Foz do Iguaçu – Paraná
10 de maio de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIÃO DINÂMICA DAS CATARATAS
ENGENHARIA MECÂMICA 7º PERIODO
ENSAIO POR LIQUIDO PENETRANTE
ACADÊMICOS: FELIPE GOTARDO FERNANDO BORCHARDT MARCOS ZENI RODRIGO DA ROCHA THIAGO NUNES
Foz do Iguaçu – Paraná
18 de maio de 2015
1. INTRODUÇÃO
O custo alto e a complexidade das atuais máquinas, equipamentos e ferramentais, obrigam o uso de procedimentos de fabricação e teste que assegurem o máximo de confiabilidade. Os ensaios não-destrutivos fornecem muitos desses procedimentos, sendo que, de todos os ensaios não destrutivos disponíveis, o ensaio por liquido penetrante é um dos mais utilizados.
O ensaio de líquido penetrante é um dos mais importantes ensaios não destrutivos e é utilizado nas indústrias de máquinas, aviação, nuclear, petroquímica e outros.
1.1. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é fornecer o conhecimento fundamental do ensaio por liquido penetrante requerido para garantir a qualidade deste ensaio não-destrutivo.
1.2. APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DO ENSAIO POR LIQUIDO PENETRANTE
Devido suas características básicas, o ensaio por líquido penetrante é utilizado para examinar uma grande variedade de materiais metálicos e não metálicos, tais como forjados, fundidos, plásticos, cerêmicos... Como o liquido penetrante é capaz de revelar de maneira econômica descontinuidades superficiais em uma variedade de materiais dissimilares, ele é uma das feramentas mas efetivas para a garantia da qualidade.
1.3. HISTÓRICO
O líquido penetrante teve sua historia iniciada nos meados do século passado, com o desenvolvimento dos projetos, os engenheiros queriam diminuir o peso dos equipamentos e com isto começaram a surgir casos de eixos partidos e trincados. As trincas eram notadas com um exame visual, mas pela