conhecimento da filosofia
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada nogalego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. A parte sul do Reino da Galiza se tornou independente, passando a se chamar Condado Portucalense em 1095 (um reino a partir de 1139). Enquanto a Galiza diminuiu, Portugal independente se expandiu para o sul (Conquista de Lisboa, 1147) e difundiu o idioma, com a Reconquista, para o sul de Portugal e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo.3 O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas4 .
O primeiro texto
O primeiro texto escrito em língua galaico-portuguesa foi escrito no século XII. Se chama “Cantiga da Ribeirinha”, do poeta Paio Soares de Taveirós que o escreveu para sua amada Maria Ribeira. “Os versos narram a história de um amor não correspondido, em galego, versão portuguesa de um dialeto de transição entre o latim e o espanhol”.Na época, a Galícia (hoje Espanha), região próxima a Portugal, era um centro irradiador de cultura – por isso o idioma sofreu influências do galego.O texto foi criado durante a época do trovadorismo o primeiro gênero da literatura lusitana: versos declamados por trovadores, geralmente acompanhados de música. Eles subdividiam-se em três tipos: cantigas de amigo, de amor ou de escárnio e mal-dizer.
As poesias dessa época (poesias trovadorescas) estão reunidas em três Cancioneiros (Livros de canções): Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti).
A formação da influência
A língua é um organismo vivo que se modifica ao longo do tempo. Palavras novas surgem para expressar