Conhecer a verdade - é possível?
De acordo com Platão, o autor do Diálogo Críton, é possível atingir a verdade, o verdadeiro saber. No diálogo, abaixo reproduzido, Sócrates demonstra e convence Críton disso. Explique, de maneira contextualizada com o diálogo Críton e a filosofia de Platão, como isso (reconhecer a verade) é possível.
(Sócrates) - “Portanto, querido Críton, não devemos nos preocupar com aquilo que o povo venha a dizer, mas sim pelo que venha a dizer o único que conhece o justo e o injusto e este único juiz é a verdade.” (pag, 107)
Sócrates mostra que o conhecimento do indivíduo, a sua maneira de agir e de pensar, são fundamentais para que cheguemos à compreensão das Leis e das Verdades.
O processo dialético empregado, tanto por Sócrates quanto por Platão, mostra que através dos questionamentos, das perguntas e das dúvidas levantadas, é possível chegar ao conhecimento da verdade.
A utilização da maiêutica, fazendo surgir novas ideias complexas e reflexivas entre os interlocutores, possibilita a chegada e busca de consenso de resultados absorvidos e compreendidos pelas partes envolvidas. Este processo foi muito bem aplicado por Sócrates em sua dialética.
O convencimento de Críton se deu nas condições acima citadas. Questionando-o e fazendo-o refletir, Sócrates consegue convencê-lo de suas ideias.
Platão entende que a razão é o meio de buscar a verdade e com esta pode-se chegar à justiça. Este entendimento também faz parte da Filosofia Socrática.
Autor da Resposta:
Oceano Salvador de Oliveira Júnior
Aluno de Direito FBV (1º Período)