CONHECENDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
conhecendo o estatuto da criança e do adolescente
Januaria / MG
2014
érika souza almeida
conhecendo o estatuto da criança e do adolescente
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação. Sob a orientação da (s) professor(es): Edilaine Vagula; Marlizete Steinle; Raquel Franco; rosely Montagnini.
Januaria/ MG
2014
Introdução
Neste trabalho abordaremos quais os direitos das nossas crianças e adolescente que ainda não foram cumpridos e o que os educadores podem fazer para que as crianças tenha uma educação de qualidade.
Desenvolvimento
Quando começamos a vasculhar a bibliografia sobre o avanços pedagógicos, percebemos avanços com registros fundamentados, nas ulltimas três décadas. A nossa historia da educação é muito jovem e ainda estamos aprendendo o que melhor nos convém. O Brasil começa a definir e estruturar a educação de 1930 com o movimento denominado “escola nova”, trazendo em seu bojo, propostas inovadoras de ensino, para a epoca como a laicidade do ensino e coeducação dos sexos, a escola publica para todos é a revolução pedagógica de centrar o ensino do aluno e não mais nos programas e/ ou professor como na “escola tradicional”/o que vêm ratificando na nova e 4. Ldb 9394/96.
O novo profissional do ensino é aquele que desenvolve as competencias para continuar aprendendo, de forma critica, em niveis mais complexos de estudos. Essas competencias são de niveis cognitivo, cultural, psicomotor e socio-afetivo.
A educação escolar deve se vincular a