conhecendo vidraria laboratoriais
RESUMO
Foram apresentados manualmente e ilustrado no quadro todas as vidrarias laboratoriais de química, a qual também foram apresentadas utilidades e finalidades de cada uma. A aula teve como objetivo o conhecimento dos nomes e manuseio das vidrarias utilizadas durante o curso.
INTRODUÇÃO Em nosso primeiro contato com o laboratório de química foram apresentados os instrumentos utilizado para a pratica de química, esses utensílios nos auxiliam na exatidão e precisão dos métodos analíticos, um conjunto indispensável de procedimentos e aparelhagem é imprescindível para o trabalho em laboratório na disciplina. Tornando essencial a compreensão das regras de segurança no laboratório iremos propiciar a prevenção de acidentes, sobre os equipamentos utilizados para evitar ou contornar possíveis acidentes podemos citar os equipamentos do laboratório ou EPIs individuais: lava olhos, extintor de incêndio, mascaras com seu devido filtro para ser utilizado dependendo da substancias trabalhada, óculos de proteção, a utilização adequada dos jalecos.
PARTE EXPERIMENTAL O procedimento de qualquer tarefa num laboratório de química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo correto, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Contudo, na maioria dos casos, o quimico deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.
Vidrarias
1) ALMOFARIS: São utilizados para triturar e pulverizar sólidos em pequena escala.
2) BALÃO DE DESTILAÇÃO: Balão de fundo chato com saída lateral para passagem dos vapores durante uma destilação.
3) BALÃO DE FUNDO CHATO: Empregado para aquecimento ou armazenamento de líquidos ou soluções.
4) BALÃO DE FUNDO REDONDO: Usado para aquecimento de líquidos e reações com desprendimento gasoso.