Conhecendo as ginásticas
A palavra ginástica na história da humanidade durante muito tempo acabou servindo de sinônimo para tudo aquilo que hoje chamamos de exercício físico. Nem faz tanto tempo assim, as aulas de educação física ainda eram chamadas de aula de ginástica e muita gente ainda a chama assim e trata de ginástica qualquer tipo de esforço físico como uma caminhada ou andar de bicicleta.
Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.
Ginástica Acrobática
Quando ouvimos falar de ginástica, nem sempre nos vem à cabeça as mesmas imagens. Vamos tirar a prova?
Quando a Daiane dos Santos faz as suas séries de saltos e piruetas, ela está praticando a ginástica artística. No caso das meninas que fazem coreografias com arcos, fitas, bolas, cordas, também é ginástica, mas essa é a rítmica. Aquela aula que o pessoal faz nas academias com exercícios abdominais, flexões de braço e exercícios com pesinhos, no ritmo de músicas é a ginástica localizada, e tem também aquela que os alunos fazem nas academias no ritmo de músicas com alguns passinhos coreografados, que é a ginástica aeróbica. Há também a ginástica acrobática, a ginástica geral, o trampolim acrobático e os diversos tipos de ginásticas de academia que aparecem a cada dia como o Body Combat, Body Pump, Spinning etc. Ah, tem ainda a ginástica corretiva que é aquela realizada para reabilitação do corpo, a ginástica laboral que é aquela que os trabalhadores realizam durante a jornada de trabalho para compensar os esforços repetitivos... É, parece que não vai ser fácil falar sobre esse tema, então é melhor começar com a história da ginástica.
Na Grécia