Congresso de Serviço Social
Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do SS I
Profº Sérgio Carlos
Esquema I Congresso Brasileiro de Serviço Social
O SERVIÇO SOCIAL E A FAMÍLIA
O I CBSS reconhece a necessidade de criação de institutos para reerguimento moral das jovens decaídas, abrangendo as mães solteiras ↔ Modelo de família imposto onde mãe, pai e filho é a formação padrão e legal de família. Ser mãe, jovem e solteira é uma situação desmoralizante e para sanar isso é preciso a criação de estabelecimentos para que se possa reestabelecer a moral. É possível relacionar diretamente com as encíclicas papais estudadas.
O SERVIÇO SOCIAL DE MENORES
O I CBSS reconhece que os serviços planejados para a assistência aos menores devem levar em conta a situação especial da comunidade onde esses serviços vão ser executados; que nos programas de assistência ao menor necessitado, deve ser aproveitada a colocação familiar como um bom meio de solucionar o problema ↔ Família colocada como mediadora e instituição capaz de solucionar certos casos. Apesar de possuir papel fundamental na vida do menor, nem sempre a intervenção da família biológica é a uma solução eficaz, uma vez que, ao ser abandonado ou mal assistido, o menor, muitas vezes, não possui o apoio e acolhimento dos demais familiares, tendo que ser inserido em alguma outra família ou ainda em instituições que possam lhe acolher.
EDUCAÇÃO POPULAR E LAZERES
O I CBSS reconhece a necessidade da educação integral com fundamento na moral cristã; a educação integral da família operária como base indispensável para a dignificação do trabalhador e formação de uma sadia mentalidade profissional ↔ Educação dada ao operário por intermédio de sindicatos e demais associações da classe com o interesse de “ocupar” o tempo ocioso do trabalhador e elevar o nível intelectual do mesmo através de ensinamentos baseados nos ideais cristãos. É um meio de converter os operários à doutrina do cristianismo, fazendo com que seus horários