congresso da virada
O intuito desde mural é para entendermos um pouco sobre III Congresso da virada (1979) um marco histórico, o movimento estudantil do profissional de Serviço Social para melhoria da formação do profissional de Serviço Social e as novas práticas do Serviço Social contemporâneo, depois de todas estas lutas e conquistas até os dias de hoje.
Desenvolvimento
O III Congresso brasileiro de Assistentes Sociais foi realizado em São Paulo no ano de 1979 marcados como “Congresso da virada”. O ano de 1979 tornou-se histórico pelo fato dos Assistentes Sociais evoluírem possibilidades objetivas e subjetivas que permitiram as forças políticas do trabalho mostrar suas lutas, de melhorias após a ditadura militar no Brasil, dando basta assim também ao autoritarismo da época. A virada deu um novo rumo aos profissional de Serviço Social possibilitando qualidade de vida para a sociedade.
O objetivo do congresso era a discursão apenas da politica social aos olhos do Serviço Social, marcando assim a importância da profissão no Brasil. Que antes conservadora pelo fato de só atender os interesses das classes dominantes.
Com um resultado positivo depois desse congresso o profissional de Serviço Social entra em defesa dos direitos humanos e democrático, juntamente com os movimentos sociais.
Um destes movimentos sociais , temos o movimento estudantil de Serviço Social, que possui sua ação política direcionada ao curso de Serviço Social. Seu primeiro movimento estudantil foi após a ditadura no ano de 1978 possuindo características democráticas e participativa na luta pela melhora na categoria profissional do Serviço Social, tendo uma suma importância na formação profissional e política dos estudantes e no fortalecimento das lutas e resistência contra o desmonte do ensino superior.
O movimentos estudantil vem contribuindo para formação do profissional em Serviço Social tanto crítico e criativo em prol de um todo. A formação profissional crítica hoje é uma das maiores defesas