CONGRESSO DA VIRADA
TEXTO: O significado político do III Congresso Brasileiro de Assistentes sociais – CBAS – 1979 (Maria Beatriz Costa Abramides/Maria Socorro Reis Cabral).
ARTIGO ACADEMICO
TEXTO: O significado político do III Congresso Brasileiro de Assistentes sociais – CBAS – 1979 (Maria Beatriz Costa Abramides/Maria Socorro Reis Cabral).
Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido em São Paulo de 23 a 27 de setembro de 1979, mas conhecido como o “Congresso da Virada”.
O Brasil no âmbito político da ditadura militar, tendo como características desse período a partir de 74, a organização e a luta da classe trabalhadora, contra os baixos salários, a redemocratização do Brasil, organizações sindicais, a organização do movimento popular, entre outras reivindicações. Juntamente com a categoria organizada, o serviço social brasileiro busca a ruptura do conservadorismo e o comprometimento com a classe trabalhadora. Destacando a luta por salário mínimo, carga horária, plano de carreira do serviço publico federal, construção de uma articulação nacional dos assistentes sociais. Este período representa a forte luta dos direitos sociais e trabalhistas, com forte influencia marxista e o enfrentamento contra a ditadura militar, apoiando assim, os trabalhadores e estudantes, marcando a renovação num processo de ruptura ao tradicional e conservador.
Devido à conjuntura política da ditadura militar, o Congresso seguiu a linha conservadora que teve insatisfação dos presentes, que se reverte e muda os rumos do Congresso, passando a debater os pontos de vista totalidade das relações sociais, a destituição da comissão de honra, convite aos representantes do movimento sindical, democrático e popular.
Após o Congresso da Virada, a categoria aprovou uma resolução norteadora, contendo que o Congresso fosse assumido pelas entidades representativas pela categoria, ou seja, nossos sindicatos e