Conforto térmico em saúnas
Alexsandro Ulisses e Silva Ra: 3913810299
conforto térmico nas saunas.
Pesquisa do curso de Engenharia Civil, como requisito para obtenção de nota na disciplina de TDA II, sob oritentação da prof ª Aline
Campo Grande, MS
Setembro, 2012
UNIDERP
Conforto térmico
Pesquisa realizada pelos alunos do curso de Engenharia Civil,
Campo Grande, MS
Setembro, 2012
Introdução
O presente trabalho tem como tema principal, demonstrar como é feito o conforto térmico em saunas, quais os materiais mais utilizados como ,isolantes térmicos e como é feita as estruturas da mesma. Existe dois tipos de saunas, secas e á vapor, será visto por intermédio desta pesquisa quais as principais diferenças entre elas, e quais as características de cada uma. Mostraremos fotos e a planta de uma sauna que visitamos na cidade de Campo Grande- MS, encima da qual elaboramos nossa pesquisa.
Saunas como funcionam?
A sauna húmida, ou a vapor, é utilizada há milênios um pouco por todas as culturas. Consiste em receber banhos intensos de vapor gerado através de mecanismos próprios. A temperatura habitual nesta modalidade oscila entre os 40ºC e os 50ºC, e tem a vantagem adicional de lhe permitir respirar o vapor, com benefícios para as vias respiratórias.
Construção do cômodo de Sauna a Vapor
Com base no espaço disponível para a construção, deve-se primeiro elaborar um pré-projeto, e definir o layout, Tendo definido o layout da sauna, o próximo passo é a construção do cômodo.
Revestimento
Idealmente, as paredes, o teto e o piso de um ambiente de sauna úmida deverão receber uma camada de isolamento térmico antes da aplicação do material de acabamento final, que poderá ser pintura epóxi ou acrílica, azulejos, cerâmica, pedras, aço inox ou outro material impermeável.
A camada isolante poderá ser feita revestindo-se as paredes com uma camada de argamassa preparada com vermiculita, que nada mais é do que um mineral mau condutor de calor (semelhante a uma