CONFORTO AMBIENTAL
A planta baixa da residência acima foi planejada com o objetivo de adquirir um conforto térmico através da ventilação cruzada, podemos observar como os vãos da residência foram feitos para que o vento entrasse e logo em seguida saísse, não ficando preso e assim dando a sensação de abafamento nos cômodos. Esse método é bastante utilizado, podendo ser executado tanto verticalmente como horizontalmente. É um método bastante eficaz de fazer com que sua residência não tenha problemas de ventilação assim fazendo com que os cômodos não fiquem muito quentes em determinadas estações do ano. Uma das vantagens desse sistema é a renovação constante do ar.
VENTILAÇÃO NATURAL
Esse é um projeto de um barracão projetado para ser uma área de descanço. O ambiente foi criado pensando nos dois climas predominantes, as janelas foram projetadas de forma que podem ser sobrepostas podendo assim ficarem totalmente abertas (esquema verão) como também completamente fechadas (esquema inverno), desta forma garantindo um conforto térmico ideal independente de qual seja a estação do momento.
CALEFAÇÃO
Essa é uma solução bastante usada em regiões frias, a calefação do piso ou piso aquecido garante uma temperatura constante aquecendo o ambiente como um todo sem retirar a úmidade do mesmo. Uma das vantagens da calefação é que normalmente não é necessária a manutenção do sistema segundo as empresas que o instalam e a garantia varia de 5 entre 10 anos.
INTRODUÇÃO
Conforto térmico é um estado ou condição de sentir satisfação com relação ao ambiente térmico em que a pessoa se encontra. O trabalho irá apresentar algumas soluções e técnicas construtivas relacionadas ao conforto térmico tais como ventilação, controle de temperatura e algumas técnicas de execução para se obter o conforto térmico ideal.
CONCLUSÃO
Analisando as situações acima concluo que a temperatura nos ambientes, sejam eles, de trabalho ou residenciais necessitam de um controle