Conforto Ambiental
Conciliar o conforto ambiental e a eficiência energética das edificações é um dos principais desafios. Os sistemas de ar condicionado hoje são largamente utilizados, dando ao projetista uma posição bastante cômoda perante os problemas de adequação do edifício ao clima. A medição do consumo de energia dos sistemas de condicionamento térmico constitui parte da avaliação do desempenho energético da edificação, juntamente com o consumo de energia por outros sistemas, como o de iluminação.
2 DESCRIÇÃO DA EDIFICAÇÃO
A edificação do presente trabalho é comercial, e a sobreloja conta com quatro salas, escritório e biblioteca juntos, banheiros e área de circulação. Serão climatizadas as quatro salas e o escritório/biblioteca. Possui uma área total em torno de 400 m² e a cidade determinada para o trabalho foi Rio de Janeiro.
O clima da cidade do Rio de Janeiro é denominado tropical atlântico e sofre efeito direto da maritmidade, apresentando amplitudes térmicas relativamente baixas. Os verões são quentes e úmidos, enquanto os invernos apresentam-se amenos e com regime de chuva menor. Devido à concentração de edifícios nas regiões urbanas centrais, mais afastadas do litoral, é comum o surgimento de ilhas de calor, com termômetros superando os 40ºC. Essas ilhas de calor ocorrem por causa da presença dos edifícios e das alterações da paisagem feitas pelo homem na cidade. A superfície urbana fica com