Moral e tica
Ética
Aspectos morais e éticos na gestão de pessoas.
Jacqueline Farias de Melo
SANTOS
2015
“A felicidade que preciso não é a de fazer o que quero, mas a de não fazer o que não quero”.
(Jean J. Rousseau)
INTRODUÇÃO
No mundo das organizações a ética tem se apresentado como um tema muito complexo e pouco aprofundado. Durante o dia a dia da empresa, podem acontecer diversas situações testando a ética de cada profissional, independendo de suas função ou cargo, gerando assim conflitos éticos. Os objetivos da empresa de maximizar lucros se chocam com os objetivos dos funcionários de receber a melhor remuneração possível. O desejo dos fabricantes de cobrar margens confortáveis confronta o desejo dos consumidores e de ter produtos bons a um menos preço. A vontade de um gerente em contratar um amigo, parente ou conhecido vai contra a necessidade da empresa de possuir o melhor candidato possível e a exigência da sociedade que sejam oferecidas oportunidades iguais para todos.
Desde a infância estamos sujeitos a influencia do meio social em que vivemos, seja isso por intermédio da família, amigos, escola, mídia em geral. Vamos absorvendo estas informações e construindo aos poucos nossas idéias morais, é o aspecto social da moral se manifestando e, mesmo ao nascer, o homem já se depara com um conjunto de regras, normas e valores aceitos em seu grupo social.
ÉTICA
Partiremos do principio discorrendo um breve resumo sobre a história da ética. Ética vem do grego “Ethos”, que significava, principalmente, uso, costume, hábito. O fato da palavra ser grega indica, também, a origem histórica, que vem da antiguidade grega por Aristóteles e suas idéias sobre ética e suas virtudes. Tendo em vista que a história da ética como disciplina filosófica é mais limitada do que a história das idéias morais da humanidade e da conduta humana desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje.
As doutrinas éticas fundamentais nascem e