Conforto ambiental
Foram feitas três medições utilizando-se o luxímetro, em três horários diferentes que são: 10:00hs, 12:00hs e 16:00hs. Trabalhamos com uma malha que localiza na sala 36 pontos de medição, e é através deles que vamos fazer a análise. È importante lembrar que a sala conta com apenas uma janela de 5,8 X 1,4m a uma altura do chão de 1,8m. Esta é a única possibilidade de entrada de luz natural no ambiente.
Antes da medição fizemos um gráfico onde demos notas para os respectivos pontos de acordo com a nossa sensibilidade à luz que chegava de cada um deles. Ou seja, começamos dando a maior nota para os pontos que julgávamos ser os mais iluminados, e assim as notas foram decrescendo até os últimos pontos, sendo eles os menos iluminados.
Depois disso fizemos a medição nos três horários citados anteriormente e elaboramos outros três gráficos, um para cada horário, onde representamos três regiões bem distintas. A primeira na cor vermelha representa uma região que não necessita de luz tarefa, isso é, a luz natural supre as necessidades das atividades exercidas em determinado ambiente. A segunda na cor laranja representa uma região que necessita um pouco de luz tarefa. E a terceira na cor amarela representa uma região que necessita de luz tarefa, ou seja, a luz natural não é suficiente para a realização das tarefas às quais o local se destina.
O que pode ser analisado com esses gráficos é que por exemplo,na medição realizada no período das 10:00hs podemos constatar que há uma grande área em vermelho, uma grande área em laranja e uma área média em amarelo. Já no período das 12:00hs o que podemos notar é que a área em vermelho aumenta um pouco, a área em laranja também, mas a área em amarelo diminui. No período das 16:00hs a situação se inverte, a área em vermelho diminui, a área em laranja fica menor