Teoria Geral da Administração
As organizações estão presentes ao fornecer meios para o atendimento das necessidades humanas e para alcançar seus objetivos elas precisam utilizar corretamente seus recursos (administrar).
1.1 – As organizações e a administração Com o mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso de uma empresa depende da qualidade de sua administração. Administradores que estabelecem objetivos e formas de alcança-los, adaptam a organização a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.
1.1.1 – A organização As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Podem ser organizações formais – empresas – ou informais – grupo de amigos. Todas as organizações têm um propósito, são compostas por pessoas e tem uma estrutura de divisão de trabalho inerente. As empresas são organizações que se distinguem por atuarem sob a lógica das leis de mercado, buscando primeiramente o lucro.
1.1.2 – A administração Mary Parket Follet: administração é a arte de produzir bens ou serviços por intermédio de pessoas. Porém, mais do que isso, a administração é um processo de coordenação do trabalho – e dos recursos organizacionais para garantir que partes interdependentes funcionem como um todo – dos membros de uma organização e alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de um forma eficaz e eficiente.
A eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos seus recursos (preocupação com os meios). A eficácia é a capacidade de realizar atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos (preocupação com os fins). Sem eficácia, a eficiência é inútil e é fácil ser eficaz quando se é ineficiente.
1.1.3 – Os Administradores Os administradores ou gestores são pessoas que têm como função tomar decisões e coordenar o trabalho de outros de forma a alcançar os objetivos