Conforto Ambiental, espectro solar, estar ar sol e ar sombra
O trabalho a seguir consiste em um relatório sobre a importância das faixas do espectro solar (ultravioleta, luz visível e infravermelho) e suas aplicações em ambientes internos e externos. Também um comentário sobre o que seria estar “ar sol” e “ar sombra”.
1) Qual a importância de cada faixa do espectro solar? E quais são as aplicações desses conceitos em ambientes internos e externos?
A radiação solar é formada por três bandas de espectro de energia: ultravioleta, luz visível e o infravermelho. Essas bandas diferenciam-se entre si pelo tamanho do comprimento de onda, comportando-se diferentemente e provocando efeitos diversos no ambiente e no ser humano.
Os raios ultravioletas são um tipo de radiação emitida pelo sol, também conhecidos pela sigla UV, são subdivididos em UV-A, UV-B e UV-C. Essa radiação é responsável por garantir quase toda forma de vida na Terra. A UVA é a de comprimento de onda maior e é mais conhecido como a luz negra. Essa luz é que decora várias casas de shows, por apresentar efeitos visuais diferenciados, dando ilusão da troca de algumas cores de roupas, tecidos e outros objetos. O UVB é um tipo de raio que pode causar queimaduras solares, além de aumentar o risco de câncer de pele (assim como os raios UVA). O UVC é caracterizado por ser parcialmente absorvido pela atmosfera, ás vezes nem chegando a atingir a terra.
Quanto ao comportamento desses raios no ambiente, os raios ultravioletas causam o descoramento de tecidos (tapetes, estofados e cortinas) e o ressecamento e envelhecimento de alguns materiais. No entanto, os raios ultravioletas são de grande importância para o conforto ambiental, pois são bactericidas e fungicidas, tornando-se fundamentais para a higiene do ambiente.
A luz visível corresponde a maior parte do espectro solar, subdividindo-se de acordo pelo tamanho do comprimento de onda que geram cores diferentes. A luz visível de maior comprimento