Conforto Acústico
Denise Paula de Paris Sperotto
Arquitetura e Urbanismo
Conforto Acústico
Prof. Dr. Jeferson Gonçalves
Caxias do Sul – Rs
2015
1- O Que é Isolamento Acústico
Isolamento acústico é o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde. É a capacidade de um material em bloquear o som ou ruído de um ambiente para o outro.
Quando falamos em isolamento acústico, estamos destacando a capacidade de o material criar uma barreira, impedindo que o ruído (onda sonora) passe de um ambiente para outro.
O isolamento acústico ou isolamento sonoro se dá a partir da utilização de materiais densos e pesados que tenham a capacidade de amortecer e dissipar a energia sonora. A energia sonora é uma energia mecânica, ou seja, pode ser interceptada e ter sua trajetória alterada pela intervenção de materiais sólidos.
A eficácia do isolamento acústico também pode ser obtida através da associação de materiais de diferentes naturezas, como uma porta de madeira com uma chapa de aço interna, ou mesmo a utilização de várias camadas do mesmo material. Isso dificulta a propagação das ondas sonoras, auxiliando na eficácia do isolamento acústico.
O som se propaga através de ondas, de vibrações. Por conta disso, é necessário que se evite o contato direto destes materiais diferentes entre si, utilizando camadas de borracha, espuma, ou qualquer outro material que venha a diminuir as vibrações das ondas sonoras ao ultrapassar os outros materiais.
Outra solução para o problema é a absorção acústica que é o fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Com isso, diminui os “níveis de pressão sonora” do recinto, a “reverberação”, que é uma variação do eco.
2- Quais são os aspectos que interferem no isolamento acústico de um material?
A capacidade de isolamento acústico de um material é sempre indicada em dB, por freqüência ou Dba.
A capacidade de