Conforto acustico
ACÚSTICA PARA TEATROS
Kenydei Cazeloto*
Carlos Augusto de Melo Tamanini**
RESUMO: Este trabalho busca apresentar procedimentos para o tratamento acústico de Teatros buscando analisar o uso adequado de materiais acústicos e condições que permitam a boa audição às pessoas presentes neste recinto, relatando formas e tamanhos adequados para Teatros, utilização de elementos decorativos com aplicações corretas de materiais difusores e absorventes, localização de fontes, tempos de reverberação em relação a volume e finalidades especificas para se projetar um Teatro.
PALAVRAS-CHAVES: Acústica – Teatro – Materiais
INTRODUÇÃO
O tema escolhido para o Trabalho Final de Graduação, refere-se a um Teatro para a cidade de Umuarama; PR, no qual dentro deste tema aborda-se acústica para Teatros. O projeto acústico de um Teatro deve iniciar junto com o projeto arquitetônico, isto porque algumas decisões de acústica prevalecem sobre a arquitetura: geometria interna, volume, número de pessoas, materiais de acabamento, localização de casa de máquinas.
A arquitetura e acústica são um único elemento no projeto de um teatro, assim o presente trabalho apresenta procedimentos para o tratamento acústico de um Teatro, analisando as variáveis que permitam a inteligibilidade e audibilidade para a atividade a ser desenvolvida.
METODOLOGIA
O encaminhamento da pesquisa partiu de um estudo dos temas que envolvem acústica para Teatro, realizado através de uma revisão bibliográfica, análise de projetos e entrevistas com os projetistas procurando relatar as diretrizes em seus projetos, abrangendo o máximo de informações possíveis para a elaboração de um projeto de Teatro.
Para se obter urna adequada qualidade acústica é necessário atender a pelo menos duas preocupações distintas: o isolamento acústico e o condicionamento acústico.
O tratamento acústico é um processo pelo qual se preocupa dar a um recinto condições que permitam a boa audição às pessoas