Conflitos
A clarividência adquire-se pela intuição, mas, sobretudo, pelo estudo” Revela-se Marxista, mas não ortodoxo, pois crê, com razão, que toda doutrina que não se renova corre o risco de se tornar uma religião.
O mundo atual fala que vivemos num momento histórico em que o humanismo foi substituído pelo modelo do consumo voraz, consumimos este que tornou-se “o grande fundamentalismo” da presente era. Ressalva ainda que nunca na história houve tanta condição de transformar o mundo em prol da dignidade humana, mas estas condições foram expropriadas por um punhado de empresas.
Tratando do conflito Norte x Sul, destaca que contemporaneamente existem três mundos num só: O mundo como nos fazem ver, o mundo como ele é e o mundo como ele pode ser. O Consenso de Washington difundiu a ideologia de que o capitalismo e a globalização são o único caminho possível para o presente. Afastar a crise financeira trará felicidade e prosperidade para os países do terceiro mundo. Todos estes comeram deste fruto envenenado...
As caricaturas tristes dos modelos que nos impoem la fora, e destacada a existência de diferentes éticas no mundo atual: A ética dos poderosos, a dos que não tem nada e a dos desesperados, que tomam o caminho da violência para provocar grandes mudanças. A ética da classe dominante é perversa e excludente; para esta, as pessoas pobres devem ficar longe das atividades do centro urbano, para não “enfeiar” a paisagem e para não criarem problemas com a classe dominante.
"Vivemos numa democracia seqüestrada, condicionada e amputada, pois o poder do cidadão limita-se na esfera política a tirar e colocar governos, mas as grandes decisões são tomadas pelas organizações financeiras, verdadeiros governantes do mundo, que não são nem um pouco democráticos - José Saramago".