Conflitos
Ética é a ciência dos costumes ou dos atos humanos e seu objeto é a moralidade, entendendo-se por moralidade a caracterização desses mesmos atos como bem ou mal. O dever, em geral, é objeto da ética. Todo o pensar ético gira em torno de duas questões fundamentais: o que é o bem, o que é o mal. Que coisas são boas, que coisas são más. Muito se tem falado sobre ética, mas pouco se tem feito para tornarem mais éticas as negociações conduzidas em nome das empresas que afirmam tê-las como um de seus principais objetivos, porém na realidade a ética deveria exteriorizar condutas certas ou erradas buscando sempre uma opção que nos leve ao bem comum de todos. Sendo assim Ética pode ser entendida como a disciplina do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações.
A ética é uma questão importante na tomada de decisão e nas negociações. Como a tomada de decisão e a negociação, normalmente, são parte de um processo competitivo, no qual as partes estão competindo por escassos recursos e para conseguirem o melhor acordo possível, elas frequentemente estão dispostas a mover-se de um comportamento honesto para um tipo de comportamento que se pode considerar desonesto, dependendo, do ponto de vista de quem o avalia. As questões éticas e legais têm certas sobreposições e, às vezes, também certos conflitos.
Principais motivadores da conduta antiética individual e nas empresas: lucro, competição e justiça. Alguns incluem a propaganda, mais ela tem pouco a ver como “motivador de conduta