Conflitos
Disciplina: Gestão de Pessoas
Data: 24/11/14
Etapa: 4ª
ATividade
Curso: Tecnologia em Manutenção Industrial
Exercício: Quando o Conflito é bom e Quando o Conflito não é bom
Segundo McINTYRE (2007 ) o que vai determinar se o conflito é construtivo ou negativo será a motivação das pessoas envolvidas, sendo que, em qualquer organização, é de responsabilidade do gestor ou gerente facilitar a gestão desse conflito.
O conflito é bom quando: desperta sentimentos e energia no grupo, fazendo com que muitas vezes busquem meios mais eficazes de realizar tarefas e soluções criativas e inovadoras. Também é estimulada a coesão intergrupal, e por vezes é chamada atenção para problemas existentes, que sendo tratados de forma eficaz evitam problemas maiores no futuro. Permite libertar tensões. Facilita a inovação, a mudança e a adaptação, evitando entropia; servem de termômetro e indicam que algo não está bem e precisa ser “tratado”; funcionam como catalisadores para atingir metas.
O conflito não é bom quando: pode provocar consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização (criando ambientes improdutivos), como sentimentos de frustação, hostilidade e tensão nas pessoas, que prejudica tanto o desempenho das tarefas como o bem-estar das pessoas. Geralmente é desperdiçada muita energia na resolução de conflitos, o que poderia ser direcionado para o trabalho, causa desgaste nas partes envolvidas, mobilização de recursos, perda de produtividade e desperdício de tempo, e também podem surgir comportamentos que prejudiquem a cooperação e relacionamentos entre as pessoas do grupo; gera desmotivação e incertezas; distorcem comportamentos individuais.
Referencias Bibliográfica
Apostila SEPLAN: Gerenciamento de Conflitos . Disponível em: <http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/Apostila_Gerenciamento_de_Conflitos.pdf >. Acesso em: 23 nov 2014
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel