Conflitos
A sequência de episódios violentos envolvendo o espaço escolar não deixa dúvida quanto à necessidade de se trazer este tema à grande arena de debates da educação brasileira. Os acontecimentos que se repetem nos diversos pontos do país, e que nos privaremos de citar por ser absolutamente desnecessário para a análise, expõem uma dificuldade brasileira pela qual já passaram outros países, o que seria, por si só, um convite para a reflexão de educadores e de gestores políticos, visto que o movimento mundial em educação indica semelhança de acontecimentos mesmo que em momentos diferentes da linha de tempo. A educação – apesar da existência de programas importantes como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério– FUNDEF–, vem sofrendo com a falta de políticas públicas de longo prazo e efetivas que atendam às necessidades da comunidade, vem sendo esvaziada pelo afastamento de bons docentes por conta do desprestígio e da perda significativa de salários, vem sendo “sucateada” pela ineficácia dos sistemas de gestão e por recursos cada vez mais reduzidos, vem se tornando cada vez mais “profanada” quando a história nos ensinou sobre uma escola cercada de respeito, pertencimento e “sacralidade”.
Autor = Freud. Tipo de conflito = Conflito entre o desejo e a proibição. Processo resultante = Repressão e defesa. Síntese = Luta pelo dever.
Autor = Darwin. Tipo de conflito = Conflito entre o sujeito e o meio. Processo resultante = Diferenciação e adaptação. Síntese = Luta por existir.
Autor = Marx. Tipo de conflito = Conflito entre classes sociais. Processo resultante = Estratificação social hierarquia. Síntese = Luta pela igualdade.
Autor = Piaget. Tipo de conflito = Conflito nas decisões e experiencias. Processo resultante = Aprendizagem, resolução de problemas. Síntese = Luta por ser.
Conflito Etnicos
O conflito étnico é um termo sociológico para definir qualquer conflito de natureza violenta, bélica,