Conflitos
Atualmente uma das preocupações principais dos governos e cidadãos é o terrorismo, principalmente nos países desenvolvidos
Os conflitos étnicos e nacionalistas
Na década de 1990, ao mesmo tempo que muitos Estados se empenharam em fazer acordos que visavam à maior integração econômica, social e política entre si, em outros ocorreu uma desintegração territorial, como foi o caso das antigas União Soviética (URSS) e Iugoslávia.
Em alguns países, mesmo não havendo fragmentação territorial, há movimentos separatistas de minorias étnicas que anseiam por autonomia, como bascos (Espanha), chechenos (Rússia), curdos (Turquia) e ibos (Nigéria). Em geral esse separatismos estão associados a movimentos nacionalistas que buscam a autodeterminação, o controle de um território e a formação de um Estado soberano, às vezes utilizando métodos terroristas.
Seguem algumas questões que discutimos.
Esses movimentos estão na contramão da história?
Qual é a tendência do mundo globalizado?
E a crescente integração, especialmente em nível regional?
O terrorismo
“Prática política de quem recorre sistematicamente à violência contra as pessoas ou as coisas provocando o terror.” -Dicionário de política: Noberto Bobbio
Características:
Ø Intimidar.
Ø Disseminar o medo.
Ø Atingir algum fim.
Ø Difusão de uma ideologia.
Ø Autonomia político-territorial.
Ø Auto-afirmação étnica ou religiosa. Etc.
Guerrilheiros e Terroristas
Guerrilheiros X Terroristas.
Em geral os guerrilheiros atacam alvos militares e pontos estratégicos do Estado em que atuam. Preocupam-se em fazer o mínimo de vítimas civis e procuram conquistar a simpatia e o apoio da população para a sua causa, porém as vezes podem lançar mão de métodos terroristas.
Já os terroristas procuram fazer o máximo de vítimas civis, com a intenção de causar pânico, e não se interessam em estabelecer nenhum diálogo com a população nem obter o seu apoio.
Exemplos de grupos guerrilheiros:
Frente