Conflitos
Cabe ao gerente conhecer a personalidade, o caráter, os desejos, e as necessidades de seus auxiliares, para poder entender esta parte do relacionamento humano.
Além destes fatores, é comum aparecer outros que traduzem em conflitos, como a ansiedade, a competitividade, e a frustração.
Todos são sentimentos que alteram o comportamento emocional das pessoas, gerando pequenos e grandes conflitos entre chefes e subordinados.
Como surge os conflitos?
O conflito surge diante de uma situação de confronto, das situações acima expostas, provocadas por desejos diferentes, das pessoas envolvidas durante uma negociação rotineira de trabalho
Dependendo do nível do conflito, pode gerar um pequeno ou um grande mal estar entre os envolvidos ou na equipe.
Como resolver um conflito?
Na maioria das vezes um conflito não se resolve, mas pode ser administrado.
Assim as pessoas envolvidas, passam a se entender melhor e para o bem de todos ( envolvidos e empresa), passam a se relacionar nas atividades e a se respeitar mais.
Para começar a solução de um conflito, é importante que os envolvidos, estejam dispostos a atender aos objetivos da empresa, transcritos na Missão ou na Política da Qualidade.
A tarefa de conciliar os interesses conflitantes, deve ser de uma pessoa externa à equipe, para que possa desarmar os estados de espírito "armado e defensivo" que normalmente existe entre os envolvidos em conflitos.
Quais as principais causas dos conflitos?
A primeira conclusão é a descrita na introdução deste artigo, onde temos as diferenças entre as pessoas, expostas nos interesses, motivações, costumes, valores, tradições, hábitos, sentimentos, emoções, vontades, e a personalidade.
Para o caso dos relacionamentos em equipe, o estilo "autoritário" de liderar as pessoas, vem se transformando na principal causa de conflitos internos nas empresas.
Isto é evidente, pois os