Conflitos
Os conflitos sempre existiram na vida do homem e tem acompanhado o seu desenvolvimento. Nestes termos, conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram evoluindo quanto à intensidade e número de envolvidos e sendo assim, surgiu a necessidade de buscar diversas formas de lidar com eles, tendo sido daí descobertos vários procedimentos, que apesar de não constituirem fórmulas lineares ou regras aplicáveis em todas as situações, podem possibilitar o alcance de soluções que beneficiem ambas as partes envolvidas no conflito.
O presente trabalho retrata o tema “Gestão de conflitos” e nele se efectua uma abordagem dos conflitos, incidindo mais especificamente nos que afectam o ambiente escolar, com o objectivo de evidenciar os factores e as consequências da sua existência, bem como indicar alguns procedimentos que podem ser seguidos para a sua mitigação.
1.1 Objectivos
1.1.1 Objectivo geral * Fazer uma abordagem sobre a gestão conflitos.
1.1.2 Objectivos específicos * Indicar as causas dos conflitos; * Indicar as estratégias de gestão de conflitos
1.2 Metodologia
A realização do presente trabalho, baseou-se na seguinte metodologia: * Discussão em grupo; * Pesquisas bibliográficas; * Buscas na Internet.
2. Conflito
É um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes exercem poder na busca de metas ou objectivos valorizados e se obstruem entre sí no progresso do cumprimento de uma ou mais metas.
Por outro lado, o conflito pode ser definido como sendo toda opinião divergente, ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento.
Desde os conflitos próprios da infância, passamos pelos conflitos pessoais da adolescência, e hoje, visitados pela maturidade, continuamos a conviver com o conflito intrapessoal ou interpessoal.
São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a separação familiar, a guerra