Conflitos árabes-israelenses
Escola de Formação de Professores
Licenciatura em Geografia
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Professora: Karla Calasans de Mello
Aluna: Eliana Marques Barreto
Matrícula:201148652
Atividade: Artigo
O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
TERRA, Lygia
COELHO, Marcos de Amorim
RESUMO Os conflitos árabes-israelenses,que são temas de discussão em telejornais, revistas, e jornais, decorridos das discórdias territoriais, trás enormes transtornos para os países e seus cidadãos.
PALAVRAS-CHAVES: Conflito, árabes-israelenses, território.
1. INTRODUÇÃO Israel e Palestina vivem há anos guerras por questões territoriais, onde a influência da ONU teve papel fundamental no apoia ao Estado de Israel. Esse tema é de grande importância para que as pessoas saibam como realmente tudo se originou, para que possa entender melhor esse conflito de proporções enormes.
2. DESENVOLVIMENTO Após quase 2 mil anos depois que foram expulsos do território que ocupavam, os judeus retornam com o apoio da ONU e EUA, fato que ocorreu após o término da Segunda Guerra Mundial em 1948, quando a ONU aprovou a divisão da Palestina entre judeus e árabes, e foi criado o Estado de Israel. Deste então os dois Estados vivem em conflitos, o qual fez com que a Palestina perdesse território para Israel , para Jordânia que invadiu a Cisjordânia e para o Egito que invadiu a Faixa de Gaza. Em 1967 na Guerra dos Seis Dias, Israel tomou esses territórios da Jordânia e do Egito, apropriou-se das Colinas de Golan que pertencia à Síria e de Jerusalém Oriental. Hoje os Palestinos lutam pelo reconhecimento do Estado da Palestina e por uma nova demarcação de fronteiras.
3. CONCLUSÃO Depois do que foi explanado aqui, podemos perceber que o Estado de Israel se tornou poderoso com o apoio dos EUA e da ONU, transgredindo as fronteiras visinhas, consequentemente gerando vários conflitos que resultaram em inúmeras mortes de cidadãos desses países,