Conflitos e sociedade
Conflitos e Sociedade
Segurança Pública
André Luiz Antunes Alves da Costa
Atividade
Explique como as abordagens Marxista e Durkheimiana analisam o conflito? Quais as diferenças entre estas duas abordagens?
Durkhein
Os fatos sociais são maneiras de agir e de pensar - que incluem as instituições, crenças, práticas, que eventualmente cristalize e limite as formas possíveis de ações dos indivíduos.Durkheim estava sempre preocupado com a disciplina científica diferente da biologia e da psicologia:Sociologia = ciência da sociedade; Psicologia = ciência do indivíduo.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhasSe tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio ele desenvolve dois dos seus principais conceitos: Instituição social e Anomia.
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem. o ser humano necessita se sentir seguro, protegido . Uma sociedade sem regras claras "em estado de anomia"
Marx
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela,