conflitos e sociedade
Contraria.
Para Georg Simmel, os indivíduos se agregam e interagem entre si e essa relação pode ser de cooperação ou de oposição. Na Sociedade nem sempre os indivíduos se agrupam com interesses comuns e muito menos vivem em constante harmonia para alcançar seus objetivos.
Na sociedade encontramos indivíduos com opiniões iguais e com opiniões diferentes. O mais importante para Simmel é o indivíduo saber o limite desse conflito, é saber respeitar a opinião do outro mesmo que seja diferente.
Para Simmel o conflito tem que ser saudável.
“...quando o conflito não é percebido como algo eu pode ser mediado e negociado, pode se transformar em algo negativo, como uma forma de violência.”
O conflito em seu aspecto positivo é o de respeito e compreensão.
“É a possibilidade de travar um diálogo em que não precise ter vencedor e perdedor, mas um debate em que ambos saiam satisfeitos pela discussão e exposição de suas idéias.”
Questão 02.
Para Marx, conflito, infra-estrutura e superestrutura estão ligadas entre si. Sempre houve e ainda há o conflito onde o mais forte, detentor do poder, domina e explora o mais fraco, seja qual for o regime empregatício em que este se encontre.
“Infra-estrutura é a base material ou econômica é caracterizada pelas forças produtivas, que são as máquinas, as ferramentas, as técnicas, as matéria-prima...”
É a relação entre o mais forte com o mais fraco, onde o mais forte entra com os meios para que o mais fraco entre com a mão de obra, ou seja, força de trabalho. Já a Superestrutura é constituída das instituições jurídicas, políticas e ideológicas. É o que media esse conflito chamado desigualdade.