CONFITEA VI
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Fichamento do texto:
CONFINTEA VI
A VI Conferência Internacional de Educação de Adultos realizada em Belém do Pará no ano de 2009 com a participação dos 144 estados-membros da UNESCO buscou analisar os avanços alcançados na educação de jovens e adultos nos seguintes aspectos: alfabetização de jovens e adultos; politica; governança; financiamento, participação, inclusão e equidade; qualidade e monitoramento de implementação do Marco de Ação de Belém. Neste sentido, compreende-se como educação de jovens e adultos “todo o processo de aprendizagem, formal ou informal, onde pessoas consideradas adultas pela sociedade desenvolvem suas capacidades, enriquecem seu conhecimento e aperfeiçoam suas qualificações técnicas e profissionais, ou as direcionam, para atender suas necessidades e as da sociedade.” Seguindo a perspectiva da educação ao longo da vida, ou seja, dar continuidade e complementaridade a educação como um todo durante a vida inteira. A partir desta concepção de educação de adultos os Estados-membros assumem o principal compromisso com a (o):
Alfabetização de jovens e adultos: de
Política: de
Governança: de
Financiamento: de
Participação, inclusão e equidade:de
Qualidade: de
Monitoramento de implementação do Marco de Ação de Belém.
De posse de tais compromissos, há uma constante verificação do andamento do processo. Embasado através do acompanhamento de indicadores, uma vasta gama de organismos internacionais, envoltos no objetivo da difusão do acesso à educação de jovens e adultos, buscam transpor barreiras e implementar de fato as ações que são definidas nestas conferências, fazendo de cada novo encontro uma forma de avaliar e mensurar as ações implementadas e idealizadas nas ocasiões anteriores.
A temática constante, refere-se ao condicionamento de erradicar o analfabetismo de maneira universal. Para tal projeto, descortina-se um vasto