Confianca
“O verdadeiro líder é aquele que consegue o melhor desempenho de sua equipe nas oportunidades em que ele se ausenta. A verdadeira liderança em tempos de crise ou bonança é aquela que se preocupa em saber o que acontece não na presença do líder, mas em sua ausência”.
Dorcelles Vercesi
O líder para transmitir a confiança terá realmente que se preocupar com sua equipe, participando do crescimento profissional e pessoal de cada integrante, através do contato cara a cara e passando a compreender com maior natureza o estado emocional da equipe, onde ele poderá trabalhar um a um sem que reduza a performance.
“Errar é humano, persistir no erro é burrice”, o líder tem que se sentir a vontade para se desculpar perante o erro, caso ele queira o mesmo tipo de atitude de sua equipe, mas não com a intenção de achar o culpado e sim com o amadurecimento e aprendizado de todos.
Um líder nunca deve agir conforme o ditado popular “faça o que eu falo, mas não faça o que faço”. Como a equipe irá confiar em sua capacidade se ele não condiz com suas palavras, tais como, motivação, perseverança, atitude, entre outras.
O feedback deve ser caracterizado como um presente, podendo ser um elogio ou de crítica construtiva e nunca deve se perder a oportunidade de transmiti-lo, tanto equipe para líder como líder para equipe, principalmente a fim de sanar problemas instantâneos e quando for para um indivíduo da equipe, sendo crítica, ser realizado a sós e caso seja elogio ser feito junto a todos.
Saber ouvir e respeitar opiniões trás confiança e valorização dos indivíduos, podendo despertar grandes projetos e melhorando muito as idéias iniciais, estimulando as contribuições de todos mutuamente, tanto para projetos como entre as pessoas.
É impressionante a incapacidade que a maioria das pessoas tem para ouvir e entender o que as outras dizem. É muito comum observar uma pessoa falando e a outra preocupada com a maneira como irá responder, o que