Confiabilidade Metrológica
TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO
CONFIABILIDADE METROLÓGICA
FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS
TURMA B
OTAVIO HENRIQUE PARÃO
ROGÉRIO SILVA
WILLIAN JACKSON
LUCAS PEREIRA
Sumário
INTRODUÇÃO 3
METROLOGIA INDUSTRIAL 4
MEDIÇÃO 4
GRANDEZA 4
UNIDADE DE MEDIÇÃO 4
FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS 5
Carta de controle 5
O teste de Cochran (Homogeneidade de variâncias a uma certa probabilidade) 6
O teste de Snedecor (Homogeneidade entre 2 variâncias a uma certa probabilidade) 7
ALGUMAS DEFINIÇÕES 8
APLICAÇÕES 9
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Confiabilidade metrológica é a capacidade de ter certeza, confiança nos resultados obtidos através de medições. A confiabilidade metrológica está intimamente relacionada com o controle da Qualidade, ou seja, a conformidade de um produto com os requisitos preestabelecidos pela empresa.Para isso, é necessário que se trabalhe com procedimentos, rotinas, instruções e métodos de inspeção específicos.
METROLOGIA INDUSTRIAL
É o emprego da Metrologia no chão-de-fábrica e laboratorial, visando controlar asespecificações técnicas e/ou o processo de fabricação de um produto, constituindo-se em umatecnologia fundamental para a Garantia da Qualidade.
MEDIÇÃO
Conjunto de operações que tem por objetivo determinar um valor de uma grandeza. Medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomada como padrão.Existe uma imensa variedade de coisas diferentes que podem ser medidas sob vários aspectos. Imagine uma lata, dessas que são usadas para refrigerante. Você pode medir a sua altura, pode medirquanto ela "pesa" e pode medir quanto líqüido ela pode comportar. Cada um desses aspectos(comprimento, massa, volume) implica numa grandeza física diferente.
GRANDEZA
Já deu pra perceber que o conceito de grandeza é fundamental para se efetuar qualquermedição. Grandeza pode ser definida, resumidamente, como