Metrologia
Naturalmente a confiabilidade começa com o uso de equipamentos de medição calibrados, mas também requer procedimentos, rotinas e métodos apropriados.
O processo que envolve um programa de confiabilidade metrológica deve ser contínuo, requerendo tanto um planejamento prévio quanto uma avaliação constante dos resultados obtidos.
Em laboratórios medição, calibração ou ensaio, a confiabilidade metrológica é a garantia da qualidade visando credibilidade técnica das medidas obtidas.
Seguindo essa estratégia nos laboratórios, percebe-se a necessidade da implantação da Norma NBR ISO/IEC 17025, “Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaios e calibrações”, cujo principal objetivo é buscar assegurar a competência dos laboratórios para realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem e facilitar a interpretação e a aplicação dos requisitos, evitando opiniões divergentes e conflitantes.
Curiosidades Metrológicas
1. A identificação única de cada equipamento é importante, mesmo quando o empresa ou laboratório possui apenas um exemplar de cada equipamento. Isto permite a rastreabilidade dos equipamentos em caso da sua substituição por qualquer motivo.
Certificados ou Relatórios?
Os termos relatório e certificado podem ser utilizados como sinónimos. No entanto, a norma ISO 17025 assume que relatórios são descrições detalhadas dos resultados de medições ou ensaios, enquanto que os certificados são geralmente mais recomendados para as atividades de calibração.
Portanto, o mais usual é utilizarmos as expressões Certificado de Calibração e Relatório de Medição ou Relatório de Ensaio.
Calibração e Aferição?
Outro dia li em um livro que a Calibração é sinônimo de aferição. Discordo