Conferência das nações unidas para o meio ambiente e o desenvolvimento
ECO – 92
TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR CRISTIANO REIS PARA
A APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE GESTÃO AMBIENTAL.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO
MARICÁ, 20 DE JUNHO DE 2011.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
ECO – 92
Introdução
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida pelos nomes ECO-92, Rio 92, Cúpula ou Cimeira da terra, foi realizada do dia 3 ao dia 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, seu objetivo principal já em 1992 era buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra; foi de grande importância para a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável e para a conscientização a respeito das agressões ao meio ambiente há muito realizadas, bem como para reconhecimento de que os maiores causadores dos danos ao meio ambiente eram e são os países desenvolvidos.
Percebeu-se também que havia necessidade de os países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, receberem apoio financeiro e tecnológico para alcançarem o desenvolvimento sustentável. Ao contrário da Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, a Eco-92 teve um caráter distintivo devido à presença de inúmeros chefes de Estado, comprovando assim, a importância da questão ambiental no início dos anos de 1990. Durante o evento, o então presidente Fernando Collor de Mello transferiu temporariamente a capital federal para o Rio de Janeiro. As forças armadas foram convocadas para fazer uma intensa proteção da cidade, e foram também responsáveis pela segurança de todo o evento.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
ECO – 92
Eco 92 – Um evento histórico
Representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro para decidirem que medidas tomar quanto a sempre