Organizações
EQUIDADE DE GÊNERO
Uma visão geral do Plano de Ação para a Equidade de Gênero da ONU-HABITAT (2008-2013)
POR UM MELHOR FUTURO URBANO
© ONU-HABITAT/Nepal
© Ruth McLead
EQUIDADE DE GÊNERO Abordar desigualdades entre homens e mulheres ajuda a levantar barreiras POR UM MELHOR FUTURO URBANO que impedem o desenvolvimento social e econômico de cidades. © BigStockPhoto.com/São Paulo, Brasil.
2
UMA visãO gERAL dO PLANO dE AçãO PARA A EqUidAdE dE gêNERO dA ONU-HABiTAT (2008-2013)
O Plano de Ação para a Equidade de Gênero da ONU-HABITAT reune todos os programas e sócios para melhorar a igualdade de gênero visando urbanização sustentável e moradia adequada para todos. O plano contribui ao seguimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, especialmente no que diz respeito à água e saneamento, sustentabilidade ambiental e a melhora das condições de vida nos assentamentos precários. Ao mesmo tempo, o Plano aborda de forma explícita o terceiro objetivo, “promover a equidade de gênero e empoderar as mulheres”. Com mais da metade da humanidade vivendo nas cidades e um bilhão em assentamentos precários, as melhorias relacionadas à equidade de gênero constituem uma prioridade de desenvolvimento que deve ser apoiada dentro das instituições mediante uma boa coordenação, apoio técnico, assistência efetiva, capacitação e desenvolvimento de habilidades, monitoramento e avaliação. O Plano de Ação para a Equidade de Gênero proporciona o marco estratégico para conseguir resultados claros e tangiveis.
que os homens. Existe uma forte competição pelo solo e a moradia entre as crescentes populações urbanas e, em muitas partes do mundo, as mulheres se encontram em uma posição de desvantagem porque sua capacidade para aceder ao solo e moradia frequentemente depende do seu vínculo com o gênero masculino. Dispor de um plano de ação que aborde estes problemas faz que os esforços realizados neste sentido estejam mais focados e sejam mais estratégicos.