Conferencias internacionais do clima
1972 a 2009
As Conferências da ONU sobre o clima, conhecidas como (COPs – Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram apartir de 1995, mas esses acordos vêm sendo feitos desde 1972. Foi em 1972 que ocorreu a conferência de Estocolmo, com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação asemissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável.
Conferência de Estocolmo (Suécia, 1972) A primeira conferência da ONU para o meio ambiente aconteceu naSuécia, em 1972. Nela, foram criados os 26 princípios que iriam direcionar os indivíduos de todo o mundo a melhorar e preservar o meio ambiente. Nesse ano também houve a criação do Programa das NaçõesUnidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Conferência de Toronto (Canadá, 1988) A Conferência de Toronto foi a primeira a se preocupar com o clima. Houve uma reunião de cientistas alertandosobre a redução dos gases que aumentam o efeito estufa. Assim, foi criado, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que seria um medidor das mudanças climáticas ocasionadas pelasatividades humanas.
Conferência de Genebra (Suíça, 1990) Foi discutido, nessa conferência, sobre a produção de um tratado internacional do clima, que seria criado em 1992. Para produzi-lo foinecessário criar o Comitê Intergovernamental de Negociação para uma Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas. Nesse ano, o IPCC mostra sinais de um aumento da temperatura do planeta terra. Conferência no Brasil (Rio de Janeiro, 1992) Uma das maiores conferências para a discussão de questões ambientais foi a chamada Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento(CNUMAD), conhecida também como Rio-92 ou Eco-92. Nessa reunião foi criada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, cujo objetivo era estabilizar a concentração de gases estufa na...