protocolo de kioto
MOTIVAÇÃO
Na história do mundo, o clima sempre mudou ao longo das eras, mas mudando naturalmente de forma que a própria Terra equilibrava o seu clima. Contudo nas últimas décadas, as mudanças no clima passaram a indicar que a influência sobre as mudanças climáticas não são apenas naturais. Os homens, devido a sua relação com o meio ambiente, têm provocado tais mudanças.
O marco do início das intervenções humanas foi a revolução industrial. E na virada do século XX para o século XXI, os cientistas verificaram que o desequilíbrio ambiental elevou-se a ponto de ameaçar as condições de vida na Terra.
Parte da energia solar recebida pela Terra é refletida pela superfície e pela atmosfera terrestre, contudo a maior parte é retida pelosgases contidos na atmosfera, aquecendo a superfície do nosso planeta.Este é um processo natural conhecido por “Efeito Estufa”, Figura 1, e em um determinado grau é de suma importância para a existência da vida humana, pois mantém o planeta aquecido, garantindo a vida na terra.Contudo o excesso de gases causa uma maior absorção de calor desestabilizando o equilíbrio energético do planeta. Figura 1 – Efeito Estufa
O dióxido de carbono (CO2) é o principal responsável pelo aumento do efeito estufa. Ele é encontrado naturalmente na atmosfera, porém, a queima de combustíveis fósseis libera o carbono armazenado neste recurso e do mesmo modo, o desmatamento libera o carbono armazenado pelas árvores. Segundo estudos, o nível do gás carbônico variou menos que 10% durante os 10 mil anos que antecederam o período de industrialização. Já nos 200 anos que a sucederam, os níveis deste gás ultrapassaram 30% de crescimento.
O metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) são emitidos pelas atividades agrícolas, assim como também pelas mudanças no uso do solo. Os demais gases do efeito estufa(hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre) são liberados através de processos industriais e também pela queima de