Confecção de uma ata
TIAGO BARBOSA
WAGNER SALDANHA
A T A
PORTO ALEGRE
2010
TIAGO BARBOSA
WAGNER SALDANHA
A T A
PORTO ALEGRE
2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata sobre a Ata, seus conceitos, suas aplicações e peculiaridades. É um trabalho solicitado pela disciplina de Comunicação e Expressão Empresarial aos alunos do Curso de Administração da Faculdade São Francisco de Assis e tem como finalidade ampliar os conhecimentos dos docentes a respeito desta importante ferramenta de registro de informações e decisões coletivas.
4 2. ATA
1. – Conceito de Ata
Damos o nome de ata ao registro escrito no qual se resume com clareza o que se passou numa sessão, convenção, assembléia, congresso, etc. As atas são os registros dos principais pontos decididos em reuniões, eleições e Assembléias Gerais Normalmente as atas são redigidas em livros próprios para esse fim, ou ainda em folhas soltas, numeradas e rubricadas por quem de direito. Na ata não se pode deixar espaço em branco, afim de que mais tarde não se venha a alterar o texto. Caso quem esteja encarregado de redigir a ata venha a cometer algum erro, deve ser feita da seguinte forma: “Em tempo: onde se lê..., leia-se...” Na ata não podemos usar abreviações e os números devem ser por extenso.
2. – Usos da Ata
A ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembléias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. Desta forma possui várias utilidades, bem como inúmeras formas. Vamos ver a seguir alguns aspectos de sua confecção:
Elaboração
ATA
O essencial é lembrar que a ata não é uma transcrição de tudo o que foi falado, mas sim um documento que registra de forma resumida e *clara* as deliberações, resoluções e demais ocorrências de uma reunião ou outro evento. Após assinada pelo secretário e por todos os