Cone, Cilindro e Esfera
Definição
Cilindro é o sólido geométrico constituido por duas bases circulares paralelas, e por uma superfície lateral curva e fechada que separa as duas bases. Um exemplo de um cilindro é uma lata de óleo comestível. Para calcular-se a área de cada uma das bases basta aplicar a fórmula do cálculo da área do círculo: onde r é o raio da base Naturalmente a área das duas bases é o dobro deste valor.
Para calcular a área lateral deve-se calcular o comprimento da circunferência da base e multiplicar pela altura do cilindro
O comprimento da base é dado por: Logo a área lateral do cilindro de altura H é dada por: O volume do cilindro é calculado multiplicando-se a área da base pela altura do cilindro:
Esfera
DEFINIÇÃO DE ESFERA A esfera é um sólido limitado por uma superfície curva de revolução que tem todos os pontos igualmente distantes de um ponto interior chamado centro. A superfície esférica é resultado da revolução de uma semicircunferência em torno do diâmetro. SEÇÃO NA ESFERA Toda seção plana de uma esfera é um círculo cujo centro é a interseção do plano secante com o diâmetro da esfera perpendicular a ele. Se o plano passa pelo centro da esfera, a seção será um círculo máximo; e nos demais casos, a cortará segundo um círculo menor, podendo ser reduzido a um ponto no caso do plano ser tangente à esfera. A superfície esférica pode ser considerada uma superfície de revolução obtida do giro de uma semicircunferência em torno do diâmetro. Considerando o eixo de giro r perpendicular ao plano horizontal, todo círculo máximo que passar pelo eixo será um meridiano e o círculo menor perpendicular a ele, um paralelo.
ESFERA: SEÇÃO POR PLANOS PARALELOS AO PV E PH A seção que o plano a produz na esfera será um