Ensaio CPT
Ensaios de CPT (cone penetration test) e
CPTU (piezocone com medição da pressão intersticial)
•
Os ensaios CPT (cone penetration test) e CPTU (piezocone com medição da pressão intersticial) são considerados internacionalmente como uma das mais importantes ferramentas de prospecção geotécnica.
•
O princípio do ensaio consiste na cravação no terreno de uma ponteira cónica (60º de ângulo de abertura) a uma velocidade constante de 20mm/s. A secção transversal do cone apresenta uma área de 10cm2.
•
No ensaio CPT medem-se as resistência de ponta e lateral: qc e fs.
•
No ensaio CPTU mede-se ainda a pressão intersticial da água. Ensaios de dissipação do excesso de pressão intersticial gerado durante a cravação do piezocone no solo podem ser interpretados para a obtenção do coeficiente de consolidação na direção horizontal
Ch.
PADRONIZAÇÃO
ENSAIO DE CPT
ENSAIO DE CPTU
FIG. 01: RESULTADO DO ENSAIO DE PIEZOCONE CPT 2, TÍPICO
DOS DEMAIS REALIZADOS E COM REPRESENTAÇÃO DA ESTRATIGRAFIA
IDENTIFICADA SEGUNDO ROBERTSON ET AL. (1986)
FIG. 02: INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
DE ENSAIO CPTU UTILIZANDO O ÁBACO
DE CLASSIFICAÇÃO DE ROBERTSON ET AL.
(1986)
BQ= (U2-U0)/(QT-VO)
(PERMITE IDENTIFICAR O TIPO DE SOLO)
•
Fig.03 – Sistema de Classificação de Solos por Senneset e Jambu (1984) usando Bq e qt
(reproduzido de Schnaid, 2000).
CONE SÍSMICO SCPT - SCPT-U
•
O ensaio de cone sísmico permite a determinação do módulo cisalhante dinâmico (G 0) do solo por meio da velocidade de propagação da onda elástica de cisalhamento. A execução de ensaios sísmicos durante a realização de sondagens CPT ou CPT-U é rápida e de menor custo quando comparada a ensaios de crosshole ou downhole.
•
A ponteira construída pela Geoforma Engenharia é dotada de dois geofones e, dependendo da montagem da ponteira, a distância entre os geofones pode ser de 50 centímetros ou 1 metro. A fonte geradora da onda